Top

Viajar para Manaus é com certeza um dos Must Go. Como já contei em alguns outros posts (Hotel na Selva e Navio na Amazônia) minha viagem para a Amazônia foi incrível. Nesse post, vou contar um pouco sobre as dicas gerais para organizar sua viagem para Manaus e como foi viajar para lá. Afinal, Manaus é o ponto de partida para os dois passeios que citei acima.

Nesse post você vai encontrar dicas para planejar e organizar sua viagem para Manaus e dicas de onde fica, como chegar, o que fazer, onde se hospedar e muito mais!

Manaus: dicas gerais para organizar sua viagem

Onde fica Manaus?

Manaus é a capital do estado do Amazonas, região Norte do Brasil. Além disso, é o principal centro urbano da região norte do país. A cidade é localizada no centro da maior floresta tropical do mundo e é a cidade mais populosa do Amazonas.

Com grande importância histórica, a cidade foi construída na confluência dos rios Negro e Solimões. É uma capital movimentada como todas as outras.

Como chegar em Manaus

O jeito mais fácil de chegar em Manaus é de avião. Existem diversos voos saindo de diversas cidades do Brasil e do mundo. É um dos principais aeroportos internacionais do país. O aeroporto foi recém reformado para Copa do Mundo de 2014, está super novo e bem cuidado.

Fiz o voo Rio – Manaus, com duração de aproximadamente 3:50.

Viajar de carro até Manaus é uma opção, mas as estradas não são boas.

Quando ir para Manaus

Como eu expliquei no outro post sobre como é se hospedar em um hotel no meio da Selva (Hotel Anavilhanas), a região da Amazônia tem um clima muito úmido e quente durante o ano inteiro.

Além disso, chove bastante. No entanto, a paisagem muda consideravelmente na época de cheia e seca. São experiências totalmente diferentes, então escolha bem em que época você quer visitar a região.

A época de chuva, época da cheia, vai de dezembro a maio, enquanto a seca ocorre entre os meses de junho e novembro.

Durante a época de seca, você consegue aproveitar bem as praias de rio e também é quando você tem mais chances de ver os animais.

Já na época de cheia, você pode navegar dentro das florestas de Igapós.

Eu fui em Dezembro, época de chuva e a paisagem estava linda. Uma experiência incrível. Vimos muitos animais e nada de mosquitos!

Onde se hospedar

Há quatro bairros principais para você se hospedar: Centro, Adrianópolis, Ponta Negra e Distrito Industrial.

As opções de bons hoteis são bem menores quando comparado a outras capitais.

Hotel Villa Amazônica em Manaus

Foto: divulgação

Fiquei hospedada no Hotel Villa Amazônica, um hotel muito bom em frente ao Teatro Municipal de Manaus. Foi uma ótima opção de hospedagem, principalmente por ter varias coisas bem perto, então fizemos muita coisa a pé. O hotel faz parte da luxosa associação Roteiros de Charme.

O centro histórico é uma boa localização para quem busca comodidade.

Juma Ópera

Foto da galeria desta acomodação

O Juma Manaus abriu em 2020 e é um hotel super bem avaliado. O hotel é super bem localizado e está super perto do Teatro Amazonas.

Para mais opções de hospedagem, clique aqui.

O que fazer

Nossa experiência em Manaus foi rápida. Infelizmente ficamos em Manaus apenas para transito. Chegamos na segunda feira a noite e terça na hora do almoço já fomos para o Anavilhanas.

Recomenda-se ficar entre 2 a 4 dias em Manaus para conhecer as principais atrações da cidade.

Deu tempo de conhecer algumas atrações:

Teatro Amazonas

Foto: divulgação

Como era bem em frente ao nosso hotel, conseguimos passear pelo teatro. Vale a pena fazer uma visita guiada por lá.

Mercadão

O mercadão é bem interessante e compramos algumas coisas por lá. Você encontra tudo: lembranças de viagem, redes, decoração para casa, cremes, remédios medicinais e comida. Vale a pena a visita!

Bate e volta para Presidente Figueiredo

A cidade de Presidente Figueiredo (AM) fica a 133 quilômetros de Manaus e pode ser uma opção de passeio de um dia a partir da capital

José Eduardo Camargo/Wikimedia Commons

Infelizmente também não tive tempo de fazer, mas um bate e volta para Presidente Figueiredo é uma ótima pedida para quem tem mais tempo em Manaus. Um município próximo a Manaus. São 133km até lá e é possível ir e voltar no mesmo dia.

O melhor jeito para chegar lá é de carro: a estrada é de modo geral boa. Tem também a opção de contratar um guia/passeio para conhecer Presidente Figueiredo e várias empresas fazem o trajeto.

As cachoeiras mais famosas da região são: Cachoeira do Santuário (aproximadamente 10 minutos de caminhada), Cachoeira Iracema (na época da seca a força da água é menor e forma até uma “hidromassagem”) e a Cachoeira Pedra Furada.

São muitas outras cachoeiras incríveis na região.

O que levar na mala

Como disse no post do Anavilhanas, não deixe de colocar uma capa de chuva na mala. Além disso, indico roupas confortáveis e neutras.

Por ser uma região muito quente, abuse das regatas.

Conclusões da viagem

Eu estava muuuito curiosa para viajar para a região da Amazônia, então já estava com a expectativa suuuper alta. E sim, a viagem conseguiu me surpreender ainda mais! Achei tudo sensacional. E principalmente, ficar hospedada em um hotel na selva foi uma verdadeira aula de geografia, biologia e de vida. Lembrei de varias coisas que a gente lia nos livros da escola e ver tudo isso pessoalmente foi de arrepiar (#nerd)! Fiquei impressionada!!

Nosso país é muito rico em beleza natural e devemos explorar cada cantinho dele! Amei!

Vamos Viajar ?
Quando você faz sua reserva com os links aqui do blog, você não paga nada a mais e a gente ganha uma pequena comissão. Isso ajuda o blog a se manter. Obrigada 🙂 Se você curtiu o post, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Ainda tem dúvidas? Deixa um comentário que vamos responder!
Hospedagem
Hospedagem: Se você é daqueles que gosta de ficar em hotel, use nosso Booking para fazer sua reserva! Em muitos casos a reserva pode ser cancelada sem qualquer custos (ver de acordo com o hotel/pousada). Já para quem prefere ficar hospedado em um apartamento/casa o airbnb é sempre uma ótima opção!
Seguro viagem
Seguro viagem: O seguro de viagem é super importante para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária. Mas mais que isso, é OBRIGATÓRIO em viagens para a Europa. Usando o Seguros Promo você pode pagar em até 12 vezes no cartão ou receber 5% de desconto usando o código NANAMELEVA5
Aluguel de carro
Aluguel de carro: Reserve com a Rent Cars –, a cobrança é sempre feita em Reais e você não paga IOF, você ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou ganhar 5% de desconto no boleto bancário!
Chip Internacional
Chip Internacional: O chip da EasySim4u oferece diversos tipos de pacote para quase todos os países. Assim consigo viajar tranquila e continuar usando meu telefone normalmente
Transferência de dinheiro
Transferência de dinheiro: Para facilitar a vida de quem quer fazer transferência internacional de dinheiro, minha sugestão é o Transferwise
Passeios
Passeios: Para quem quer programar passeios, o Get your Guide é ótimo para ver o que fazer nas cidades e estar com a certeza de um passeio legal!

Eu sou a Ana, advogada e apaixonada por viagens desde que me entendo por gente. Dizem que a paixão por viajar é genética e não tem porque duvidar disso. A família ensinou que o melhor da vida é poder explorar cada cantinho desse mundo. Veja mais no meu instagram @nossoblogdeviagem

post a comment