Top

Fui comemorar 5 anos de namoro na região serrana do Rio, mais precisamente na Pousada Tankamana, uma das mais exclusivas de Itaipava.

A Pousada Tankamana passou por grandes mudanças em 2017 e deixou o ambiente ainda mais aconchegante.

Localização

A Pousada Tankamana está localizada no Vale do Cuiabá, a 25 minutos do centro de Itaipava. O vale do Cuiabá é um vale lindo que fica entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis.

O lugar é de paz absoluta e muito verde.

Como chegar

Como chegar na Pousada Tankamana

Para quem está saindo do Rio, pegue a BR-040 sentido Juiz de Fora e pegue o acesso é feito no Km 62, em Itaipava. Siga 4km no interior da cidade e siga a placa para a estrada para Teresópolis e Vale do Cuiabá à direita (BR 495).

Nesta estrada, serão percorridos mais 7,5km até a entrada do Vale, à sua esquerda. Depois, ande mais 10km até a Pousada.

Aproximadamente 2km dessa estrada é de estrada de terra. Não é das piores, mas também não é a melhor estrada, principalmente para carros baixos.

Saindo do Rio, são mais ou menos 2 horas de viagem, 20 minutos de Itaipava e mais ou menos 1 hora de Petrópolis.

A Pousada

A Pousada Tankamana fica em uma área super verde e isolada. De muita tranquilidade e isso é totalmente transmitido aos hóspedes.

Passou por uma grande reforma em 2017 e está novinha em folha, super bem decorada e super charmosa. A decoração é rústica, chic e aconchegante.

Áreas de lazer

A Pousada Tankamana tem duas áreas de lazer.

Pousada Tankamana

A primeira delas fica na parte de cima da pousada: uma piscina clorada e aquecida ao ar livre, com espreguiçadeiras, sauna seca, academia, spa e o restaurante do café da manhã.

área de lazer da Pousada Tankamana

A segunda, que fica bem perto da entrada, tem um ofurô quentinho, sauna a vapor que é ligada a uma piscina natural gelada, rs.

Na pousada você encontra também uma horta, sala de filmes e trilhas.

Os Chalés

São 16 chalés, com camas enormes, lareira, frigobar, ar quente e frio, toalheiro térmico (amo!) e alguns com ofurô ou banheira de hidromassagem.

São 6 categorias de quartos:

  • Chalé Tanka
  • Chalé Especial com hidromassagem
  • Chalé especial com ofurô
  • Chalé geminado com hidromassagem
  • Chalé geminado com ofurô
  • Chalé Standard

O chalé standard tem 25 m² enquanto o Chalé Tanka (o maior deles) tem 80 m², hidrospa na ante-sala, varanda e ducha externa integrada com a natureza.

Nosso Chalé #5

nosso chalé na Pousada Tankamana

Ficamos no chalé 5, categoria geminado com ofurô e era maravilhoso! Super espaçoso, com uma varanda maravilhosa (e segundo o Rodrigo, meu namorado, ótima para fumar charuto!).

Para mim, não tem nada mais gostoso do que o aquecedor de toalha. Sair do banho e ter uma toalha quentinha esperando é puro luxo.

Mesmo durante o verão (fomos em dezembro) a temperatura a noite era por volta de 18 graus.

Gastronomia

Além de ser uma pousada super gostosa para ficar, um dos pontos que eu AMEI foi a gastronomia.

Café da manhã

O café da manhã foi a parte que eu mais gostei. O motivo: é servido a partir das 7:30 da manhã e pode ser servido a qualquer hora do dia! Dormir a vontade, sem se preocupar com o horário de acordar para não perder o café não tem preço!

Outro ponto maravilhoso sobre o café é que ele pode ser servido em qualquer lugar: no restaurante, no chalé, na piscina, enfim. Só escolher!

Além disso, o café é SUPER gostoso, tudo super saboroso, quentinho e muitas coisas feitas na hora.

O café da manhã é aberto a não hóspedes. Vale a pena consultar o preço atualizado e fazer uma reserva!

Almoço e Jantar

O restaurante oferece um cardápio contemporâneo, elaborado pelo chef Bertrand Materne e é feito baseado na hora do hotel.

O restaurante abre para almoço e jantar, o ambiente é super agradável e super romântico. As paredes são todas de vidro e tem uma vista linda para o verde.

Assim como o café da manhã, você pode escolher onde quer almoçar ou jantar, o que é super prático!

De almoço pedimos apenas petiscos a beira da piscina e guardamos apetite para o jantar. Ainda bem!

Fomos jantar no restaurante, todo iluminado, lindo e pedimos um fondue de carne no caldo de carne e vinho. Foi o melhor fondue que eu já comi na vida! As variedades eram rolinhos de filé mignon com aspargos, palmito, brie e um só com a carne. Acompanhava molhos diversos e uma batata rostie. Maravilhoso!

De sobremesa escolhemos o brownie com nutella e sorvete. Incrível!

Delicadezas da Pousada

Chegamos na pousada e tivemos a grata surpresa de um presentinho de boas vindas. No nosso Chalé encontramos biscoitos variados, azeites e uma garrafa de champagne.

Além disso, ao sair do chalé da manhã seguinte foi deixado o jornal O Globo do dia com um bilhete fofo de bom dia.

Ao final da hospedagem, ganhamos uma sacola com hortaliças colhidas da horta da pousada.

Nosso check out era meio dia, mas como não tinham hóspedes para o nosso quarto depois, deixaram a gente ficar o tempo que fosse. Mesmo se esse não fosse o caso, teríamos apenas que liberar o quarto, mas poderíamos continuar aproveitando as dependências do hotel até o melhor horário para gente.

Esses cuidados são únicos e te fazem sentir super especial.

Considerações finais

  • Meu celular é vivo e não pegava lá. Mas tem Wifi em todo lugar
  • A pousada aceita crianças (eu ia muito quando era pequena e lembro que AMAVA!)
  • Tem heliponto disponível
  • Tem estacionamento

A Pousada Tankamana é um refúgio exclusivo no meio da região serrana, um ambiente super agradável, romântico e ótima escolha para casais e famílias.

Vamos Viajar ?
Quando você faz sua reserva com os links aqui do blog, você não paga nada a mais e a gente ganha uma pequena comissão. Isso ajuda o blog a se manter. Obrigada 🙂 Se você curtiu o post, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Ainda tem dúvidas? Deixa um comentário que vamos responder!
Hospedagem
Hospedagem: Se você é daqueles que gosta de ficar em hotel, use nosso Booking para fazer sua reserva! Em muitos casos a reserva pode ser cancelada sem qualquer custos (ver de acordo com o hotel/pousada). Já para quem prefere ficar hospedado em um apartamento/casa o airbnb é sempre uma ótima opção!
Seguro viagem
Seguro viagem: O seguro de viagem é super importante para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária. Mas mais que isso, é OBRIGATÓRIO em viagens para a Europa. Usando o Seguros Promo você pode pagar em até 12 vezes no cartão ou receber 5% de desconto usando o código NANAMELEVA5
Aluguel de carro
Aluguel de carro: Reserve com a Rent Cars –, a cobrança é sempre feita em Reais e você não paga IOF, você ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou ganhar 5% de desconto no boleto bancário!
Chip Internacional
Chip Internacional: O chip da EasySim4u oferece diversos tipos de pacote para quase todos os países. Assim consigo viajar tranquila e continuar usando meu telefone normalmente
Transferência de dinheiro
Transferência de dinheiro: Para facilitar a vida de quem quer fazer transferência internacional de dinheiro, minha sugestão é o Transferwise
Passeios
Passeios: Para quem quer programar passeios, o Get your Guide é ótimo para ver o que fazer nas cidades e estar com a certeza de um passeio legal!

Eu sou a Ana, advogada e apaixonada por viagens desde que me entendo por gente. Dizem que a paixão por viajar é genética e não tem porque duvidar disso. A família ensinou que o melhor da vida é poder explorar cada cantinho desse mundo. Veja mais no meu instagram @nossoblogdeviagem

post a comment