Top

Dando continuidade aos posts sobre nossa viagem ao Tahiti, resolvi reuni as principais Dicas Gerais Polinésia Francesa (Tahiti). Aqui você encontrará tudo o que precisa antes de embarcar rumo ao Paraíso!

Não tem como negar, é um dos destino de praia mais românticos, mais bonitos e mais incríveis que você pode visitar. Além disso, o fato de ter uma cultura riquíssima deixa o paraíso ainda mais interessante!

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Onde fica a Polinésia Francesa?

A Polinésia Francesa é território Francês e possui 5 arquipélagos (Sociedade, Marquesas, Tuamotu, Austral e Gambier), e tem mais de 118 ilhas, uma mais bonita que a outra. Visitamos o arquipélago da Sociedade, onde ficam as ilhas que visitamos.

Tahiti é o nome da ilha principal, onde fica a capital Papeete Mesmo assim, a região ficou conhecida como Tahiti, por mais que seja “errado”, isso não é um problema, pois lá também é conhecido como Tahiti e suas ilhas.

Como chegar?

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Principais opções:

a) Via Chile:

Se você optar por viajar pelo Chile, o trajeto é basicamente esse:Dicas Gerais Polinésia Francesa

O Voo é da LATAM e é a única opção para quem vai pelo Chile.

Fizemos nossa viagem via Chile e paramos 3 dias na ilha de páscoa para conhecer! 

A ida é feita toda segunda feira e a volta também. Ou seja, quem vai para a Polinésia Francesa via Ilha de Páscoa só pode ficar múltiplos de semana, por exemplo: 7-14-21-28 dias, etc

A vantagem dessa opção, é conhecer a Ilha de Páscoa. Já que a ilha é meio “fora de mão”, a parada para o Tahiti é uma “chance única” para conhecer a famosa ilha Rapa Nui.

b) Via Los Angeles

Dicas Gerais Polinésia Francesa

A opção via EUA é uma opção muito boa pois os voos são mais frequentes e te dá muitas possibilidades de chegada e saída. Agora que já conheço a ilha de Páscoa, acredito que escolheria a ida por LA para ter maior flexibilidade.

Preço

Não é uma viagem barata e o principal motivo é a longa distância. Mas é possível encontrar voos mais baratos, através de alguma promoção relâmpago (tem que ficar de olho!). Os voos via ilha de páscoa costumam ser mais baratos (por volta de R$6.300 reais ida e volta na classe econômica)

Documentação

Não é preciso visto para permanência de até 90 dias. Mas é preciso passaporte válido e também apresentar certificado de vacina de febre amarela!

Se você for por Los Angeles, não esqueça do visto americano também!

Saiba mais sobre o visto na Polinésia Francesa para viagem superior a 3 meses

Fuso horário

Diferença de -7 horas em relação ao horário de Brasilia. No Brasil quando são 7 da noite do dia 1.08.2018, na Polinésia é meio dia do dia 1.08.2018

Quando ir

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Polinésia é verão o ano todo, a temperatura média é entre 20 e 25 graus. De março a novembro é considerado a época mais seca. De dezembro a fevereiro é a época de chuva e é um pouco mais quente (entre 25 e 35 graus). A sensação não é tão quente, pois venta bastante por lá.

Fomos em julho e pegamos chuva e muito sol. Lá o dia muda muito rápido e em menos de trinta minutos.

Quanto tempo ficar

Bom, já disse que se você for via Chile, você tem que escolher um múltiplo de 7 (7,14,21,28 e por ai vai). Ficamos 7 dias, foi bom mas foi horrível ir embora (ok, acho que seria horrível de qualquer jeito).

Se for por outro caminho, aconselho a ficar pelo menos 10 dias.

Curiosidades

Flores e conchas

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Ao chegar em um local novo na Polinésia Francesa, você ganha um colar de flores. Para a cultura local, as flores são as joias mais preciosas que alguém pode usar lá. Receber flores é um sinal de gentileza.

Alias, tudo lá tem flores. As mulheres estão sempre enfeitadas com colares, coroas ou flores na orelha: do lado direito se forem solteiras e esquerdo se forem casadas. Homens também costumam usar flores.

Na saída ou despedida, você recebe um colar de conchas. Como as conchas não podem sair de seu lugar de origem, você tem que voltar para devolve-las um dia. Boa ideia né?

Música e Dança

Durante o mês de julho acontece o Heiva, competição tradicional de música e dança na ilha de Bora Bora. É um passeio super legal para quem está na ilha durante esse mês.

É o principal evento cultural da região. Tudo por conta dos dançarinos e músicos, além dos figurinos que são feitos pelos próprios e são frutos de um trabalho 100% artesanal e ecológico.

Assistimos um dia da competição e foi um programa super legal. Bem diferente e super animado!

Afinal, o que é o festival de Heiva?

Idioma

O idioma oficial é o francês, mas a grande maioria fala inglês também. O taitiano está voltando a ser falado na região e vale a pena aprender algumas palavras:

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Moeda

O dinheiro é o Franco Pacífico Francês (XPF). Mas aceitam muito bem o dólar e o Euro, além de cartão de crédito.

US$1 equivale a aproximadamente 100CFP, basta cortar os 2 últimos zeros do valor local para ter uma ideia do valor em dólar. 1 Euro = 119,33 F.CFP

Nosso roteiro

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Ficamos 7 dias na Polinésia, 3 dias em um catamarã entre Raiatea, Tahaa e bora bora e depois 3 dias em um hotel em Bora Bora.

Já contei nesse post como foi nosso roteiro de 7 dias na Polinésia Francesa.

E também como foi nossa viagem de Catamarã no Tahiti – Polinésia Francesa.

Como escolher o roteiro

Dicas Gerais Polinésia Francesa

Você tem que prestar bastante atenção nos voos internos. Compramos todos com a companhia aérea Air Tahiti.

Como não tem taxi para os hotéis, a dica é deixar avisado o número do seu voo. e pedir o transfer do hotel (ou reservar um transfer com uma empresa terceirizada). Isso deve ser organizado antes da viagem, para não ter erro.

Quais ilhas visitar

Dicas Gerais Polinésia Francesa

São 118 ilhas da Polinésia, agrupadas em 5 arquipélagos. Ou seja, tem muuuuuitas opções e uma é mais bonita que a outra! Uma decisão muito difícil!! As mais conhecidas são Tahiti, Bora Bora e Moorea.

Todas as ilhas são especiais, conhecemos: Raiatea, Taha’a e Bora Bora

Importante

Idosos e crianças:

Viajamos com meus avós de 85 e 86 anos. O local é super tranquilo para qualquer idade. As ilhas do Tahiti possuem instalações médicas de boa qualidade. Não esqueça de levar seguro de saúde (mais informações abaixo!)

Gorjeta:

Os funcionários não esperam que você de gorjeta. A gorjeta é muito cultural, nos EUA por exemplo, se você não der gorjeta vão ficar irritados. Na Polinésia não… eles não tem esse costume, mas mesmo assim, ainda é uma boa forma de mostrar que o serviço foi bom e agradou.

Nosso roteiro de 7 dias no Tahiti

Como foi nossa estadia em um catamarã na Polinésia Francesa

Vamos Viajar ?
Quando você faz sua reserva com os links aqui do blog, você não paga nada a mais e a gente ganha uma pequena comissão. Isso ajuda o blog a se manter. Obrigada 🙂 Se você curtiu o post, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Ainda tem dúvidas? Deixa um comentário que vamos responder!
Hospedagem
Hospedagem: Se você é daqueles que gosta de ficar em hotel, use nosso Booking para fazer sua reserva! Em muitos casos a reserva pode ser cancelada sem qualquer custos (ver de acordo com o hotel/pousada). Já para quem prefere ficar hospedado em um apartamento/casa o airbnb é sempre uma ótima opção!
Seguro viagem
Seguro viagem: O seguro de viagem é super importante para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária. Mas mais que isso, é OBRIGATÓRIO em viagens para a Europa. Usando o Seguros Promo você pode pagar em até 12 vezes no cartão ou receber 5% de desconto usando o código NANAMELEVA5
Aluguel de carro
Aluguel de carro: Reserve com a Rent Cars –, a cobrança é sempre feita em Reais e você não paga IOF, você ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou ganhar 5% de desconto no boleto bancário!
Chip Internacional
Chip Internacional: O chip da EasySim4u oferece diversos tipos de pacote para quase todos os países. Assim consigo viajar tranquila e continuar usando meu telefone normalmente
Transferência de dinheiro
Transferência de dinheiro: Para facilitar a vida de quem quer fazer transferência internacional de dinheiro, minha sugestão é o Transferwise
Passeios
Passeios: Para quem quer programar passeios, o Get your Guide é ótimo para ver o que fazer nas cidades e estar com a certeza de um passeio legal!

Eu sou a Ana, advogada e apaixonada por viagens desde que me entendo por gente. Dizem que a paixão por viajar é genética e não tem porque duvidar disso. A família ensinou que o melhor da vida é poder explorar cada cantinho desse mundo. Veja mais no meu instagram @nossoblogdeviagem

Comentários:

  • 6 de agosto de 2018

    Que fotos lindas. Sempre sonhei em conhecer a Polinesia Francesa. Com certeza deve ter sido uma viagem dos sonhos. 🙂

    reply...
  • Gisele Rocha

    7 de agosto de 2018

    Quando fui pra Ilha de Páscoa recebi uma coroa de flores também. Pena que não podia trazê-la na mala.
    À época fiquei muito tentada a ir até a Polinésia Francesa, já que a viagem de avião não era longa, mas acabei desanimando por causa dos preços. Vendo suas fotos, acho que teria valido a pena me apertar um pouco, porque dinheiro se recupera, mas o tempo não. 😀

    reply...
  • Amilton

    7 de agosto de 2018

    Estou aqui babando nessa viagem e fazendo continhas de como um dia eu poderia visitar esse Paraiso… parabéns pelo post e todas as dicas que vc deu, muito útil!

    reply...
  • 9 de agosto de 2018

    Olá Ana!
    Pense num post que me deixou com inveja rsrs. To que nem o Amilton, já fazendo contas pra algum dia conseguir conhecer esse lugar magnífico.

    reply...
  • 12 de agosto de 2018

    Me apaixonei pela Polinésia através das pinturas de Paul Gauguin. Espero poder conhecer esse paraiso pessoalmente

    reply...
  • Roberto Filgueiras

    24 de outubro de 2019

    Boa noite ! Não entendi a estadia de 3 dias na ilha da pascoa se vc for pelo Chile ! Não seriam multiplos de 7 ? Como ficar 10 dias no total ? Partindo de SP ! Não deveriam ser 14 ?
    Grato

    reply...

post a comment