O último lugar do nosso roteiro de 9 dias no Marrocos foi a cidade de Fez. Saímos de Marrakech a noite e pegamos um voo rumo a Fez. Chegamos no nosso hotel bem tarde e teríamos um dia e meio para explorar a cidade.
A cidade Imperial de Fez é o coração espiritual do Marrocos. É a terceira cidade islâmica mais importante do mundo e a cidade mais antiga do Marrocos.
A Medina da cidade é Patrimônio Mundial declarado pela Unesco Nos hospedamos no Hotel Marriot e achei o hotel bem justo, com um bom custo x beneficio, sem grande luxo, mas bem localizado.
Continuamos nossa viagem com o motorista que estava nos acompanhando também nas outras cidades. Como já falei nos outos posts, fizemos toda a viagem com o Maroc Luxury Travel e tínhamos sempre um guia e um motorista a nossa disposição, o que foi ótimo e prático! Veja como foi nosso roteiro de 1 dia em Fez Marrocos
Índice
Fez Blue, Cooperativa de cerâmica
Uma das nossas paradas foi a Fez Blue, uma cooperativa de cerâmicas super importante na cidade. Vimos o passo a passo da fabricação das peças lindas de cerâmica que vemos em algumas lojas pelo país. Tudo é feito manualmente e super personalizado. Um trabalho riquíssimo.
Não existem moldes nem modelos, tudo feito a olho nu e de acordo com a criatividade do artesão. Até mesmo os mosaicos feitos com azulejos. Impressionante.
Medina
A Medina de Fez tem mais de 170 mil habitantes e preservam características de mais de mil anos. Desde 1980 a Medina é considerada patrimônio mundial da UNESCO.
Vale a pena conhecer a Medina com um guia, são muitas ruelas e labirintos, fácil de se perder por lá.
A Medina tem mercados a céu aberto e você encontra de tudo para vender, mesmo! Desde frutas, até tapetes, produtos em couro e até cabeça de camelo (bizarro!).
Na Medina não entra carro, então lá dentro você passa por muitos burrinhos fazendo o transporte de mercadorias.
Palácio Real
Na verdade não dá para entrar no Palácio, mas só visitar as portas. Mesmo assim, vale a pena.
Bab Boujloud ou Porta Azul
É a “divisa” entre a parte nova da cidade com a antiga. Foi construída em 1913 e fica em uma área super turística e com muitas opções de hospedagem.
Curtume Chouara
Um dos cartões postais da cidade, foi fundado no século XI e continua com suas atividades a todo vapor até hoje. Vai preparado para sentir um cheio super forte! Lá o couro (de vaca, bode, camelo, ovelha) são tratados (com coco de pombo, sim! eca!) e depois tingido com especiarias (como açafrão e indigo)
Vista da cidade
Onde se hospedar em Fez
Ficamos no Marriot que é um hotel bem “americano”, quartos bons e bem grandes. Gostamos da nossa hospedagem.
Uma boa opção para quem vai passar mais tempo e quer um hotel mais charmoso, recomendo o Riad Fez, que infelizmente não tinha mais disponibilidade quando a gente procurou. Fomos almoçar lá e o hotel além de lindo, tem um restaurante delicioso!!
Opções de hotel dentro da Medina:
Palais Faraj Suites & Spa

Palais Amani

Palais Shéhérazade & Spa

Riad Braya

Riad Palais Bahia

Riad Fes Aicha

Dar Bensouda













