Top

Os Incas demoravam cerca de 15 dias caminhando de Cusco até a cidade perdida de Machu Picchu. Graças a Deus hoje tem maneiras mais fáceis e confortáveis de chegar lá. Viajei de trem pela Inca Rail e vou contar tudo sobre minha experiência. Confira aqui como chegar em Machu Picchu. 

A mágica de Machu Picchu começa no caminho até lá, ainda em Cusco.

A Inca Rail

A Inca Rail funciona desde 2009 fazendo o trajetos ferroviários até Machu Picchu. Os trens são novos e confortáveis. São diferentes categorias de trens e saindo de algumas estações diferentes, todas com o mesmo destino: a cidade perdida dos Incas (Machu Picchu).

Categorias do trem

A Inca Rail faz a viagem a Machu Picchu em 4 categorias: The Voyager, The 360, The First Class e The Private.

The Voyager

É a categoria mais simples do Inca Rail, é um trem com assentos confortáveis e janelas panorâmicas. O trem serve bebidas quentes e frias e um lanche durante o trajeto.

The 360

É uma categoria acima da Voyager, conta com um vagão observatório ao ar livre e janelas panorâmicas. Nessa categoria servem um almoço e oferecem bebidas (sem álcool).

The First Class

É a primeira classe e o serviço é simplesmente fantástico. Cadeiras super espaçosas e confortáveis, um vagão com bar e música ao vivo e uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa). Também são servidas bebidas alcoólicas e não alcoólicas a vontade.

The Private

Nesse trem você tem um vagão inteiro para seu grupo. O esquema é semelhante ao The First Class, com a diferença que é só o seu grupo.

As rotas do Trem Inca Rail

A Inca Rail tem três rotas de trem até Machu Picchu: saindo de Cusco, Ollantaytambo ou Poroy.

Além disso, oferecem também o serviço bimodal, que vou falar mais abaixo.

Pegando o trem em Cusco:

O Inca Rail tem saída da estação de San Pedro, localizada a poucos quarteirões da praça principal de Cusco. O trem vai direto de Cusco a Aguas Calientes. Essa rota funciona apenas entre os meses de maio a dezembro.

De Cusco a Machu Picchu, a viagem é de 3 horas e 50 minutos.

Para chegar até a estação de trem de Cusco, você pode ir caminhando, pois fica a aproximadamente 10 minutos da praça, ou você pode pegar um táxi.

Pegando o trem em Poroy:

O Inca Rail também tem saída da estação de Poroy, uma cidade que fica a Oeste de Cusco e com grande tradição artesanal. Essa rota fecha de janeiro a abril, por ser a época de chuva na região.

De Poroy a Machu Picchu, a viagem leva aproximadamente 2 horas 55 minutos

Para quem vai de Cusco a Poroy, a melhor opção é pegar um taxi (ou Uber). A viagem dura em torno de 30 minutos e custa por volta de 30 soles.

Pegando o trem em Ollantaytambo:

Ollantaytambo é uma cidade e sitio arqueológico que fica a 90km de Cusco. A cidade merece uma visita com calma.

De Ollantaytambo a Machu Picchu, a viagem é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos.

Para quem vai de Cusco a Ollantaytambo, tem a possibilidade de ir de ônibus (aproximadamente 90 minutos de viagem e 30 soles) ou de Taxi (aproximadamente 100 soles).

É possível também usar o serviço bimodal.

Serviço Bimodal

O serviço bimodal da Inca Rail é um transporte exclusivo oferecido pela Inca Rail, saindo do centro de Cusco (Av. El Sol 843) com destino a estação de trem de Ollantaytambo.

A viagem dura aproximadamente 1:30 entre Cusco e Ollantaytambo.

O serviço também é oferecido no trajeto de volta (Ollantaytambo para Cusco)

Tickets Inca Rail: Como comprar seu ingresso

Cada modalidade tem um preço e disponibilidade. Os preços podem variar também de acordo com o local de partida (Cusco, Poroy ou Ollantaytambo).

Os preços do serviço Voyager começam em USD 57, para o trem 360 os preços começam em USD 77 e já para o 1st class o preço começa em USD 248.

Compre seu ingresso para a Inca Rail clicando aqui.

Bagagem no Inca Rail

Você pode carregar uma mala de mão no trem Inca Rail e com peso máximo de 8kgs. Como normalmente as pessoas só passam uma noite em Aguas Calientes, a mala de mão é mais que suficiente.

Para quem precisar, a estação de Ollantaytambo possui um depósito de bagagem.

Minha experiência com a Inca Rail

Minha ida a Aguas Calientes foi no trem 360 e a volta fiz no trem First Class. Foi perfeito pois tive a chance de ter duas experiências diferentes, mas super legais.

The 360 Inca Rail

O trem 360 possui janelas panorâmicas, assentos confortáveis e serviço espetacular. No começo da viagem é oferecido um lunch Box, que era uma salada de quinoa super gostosa.

Depois, fomos ao vagão panorâmico, onde além da vista maravilhosa, participamos de uma cerimônia Inca

The First Class

A primeira classe do trem Inca Rail é excepcional. Fomos recebidos com um drink de boas vindas e direcionados aos nossos lugares, uma mesa linda em poltronas espaçosas e super confortáveis. São mesas de 2 ou 4 pessoas.

Um pouco depois do começo da viagem, é servido o jantar em 3 tempos (entrada, prato principal e sobremesa).O prato principal era truta com crosta de quinoa e casserole de batata.

Depois do jantar fomos convidados para o vagão bar, onde bebemos alguns drinks e acompanhamos o show de música ao vivo.

São apenas 30 lugares por vagão, super espaçoso e com serviço incrível.

Confira também nossa experiência no Hotel SUMAQ em Machu Picchu

O Nosso Blog de Viagem viajou entre Ollantaytambo e Aguas Calientes a Convite do Inca Rail. 

Vamos Viajar ?
Quando você faz sua reserva com os links aqui do blog, você não paga nada a mais e a gente ganha uma pequena comissão. Isso ajuda o blog a se manter. Obrigada 🙂 Se você curtiu o post, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Ainda tem dúvidas? Deixa um comentário que vamos responder!
Hospedagem
Hospedagem: Se você é daqueles que gosta de ficar em hotel, use nosso Booking para fazer sua reserva! Em muitos casos a reserva pode ser cancelada sem qualquer custos (ver de acordo com o hotel/pousada). Já para quem prefere ficar hospedado em um apartamento/casa o airbnb é sempre uma ótima opção!
Seguro viagem
Seguro viagem: O seguro de viagem é super importante para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária. Mas mais que isso, é OBRIGATÓRIO em viagens para a Europa. Usando o Seguros Promo você pode pagar em até 12 vezes no cartão ou receber 5% de desconto usando o código NANAMELEVA5
Aluguel de carro
Aluguel de carro: Reserve com a Rent Cars –, a cobrança é sempre feita em Reais e você não paga IOF, você ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou ganhar 5% de desconto no boleto bancário!
Chip Internacional
Chip Internacional: O chip da EasySim4u oferece diversos tipos de pacote para quase todos os países. Assim consigo viajar tranquila e continuar usando meu telefone normalmente
Transferência de dinheiro
Transferência de dinheiro: Para facilitar a vida de quem quer fazer transferência internacional de dinheiro, minha sugestão é o Transferwise
Passeios
Passeios: Para quem quer programar passeios, o Get your Guide é ótimo para ver o que fazer nas cidades e estar com a certeza de um passeio legal!

Eu sou a Ana, advogada e apaixonada por viagens desde que me entendo por gente. Dizem que a paixão por viajar é genética e não tem porque duvidar disso. A família ensinou que o melhor da vida é poder explorar cada cantinho desse mundo. Veja mais no meu instagram @nossoblogdeviagem

Comentários:

  • 23 de março de 2020

    Estive por duas semanas no Peru e foi uma das viagens mais incríveis que eu já fiz. Nesta ocasião, eu visitei apenas as civilizações pré incas, deixando as incas para outra viagem. Todas as opções do trem me pareceram bem atraentes!!!
    Sabe me dizer, se é possível, na compra dos bilhetes informar sobre possíveis restrições alimentares para que o cardápio seja adaptado?! Sendo eu vegetariana com intolerância a quinoa, o primeiro prato de truta com quinoa, por exemplo, seria uma opção impossível para mim. 🙂

    reply...
  • ana paula

    24 de março de 2020

    Quando estávamos no Peru usamos o Inca Rail realmente é muito bom, e gostamos.

    reply...
  • 24 de março de 2020

    Que legal essas opções de categoria no Inca Rail. Não conhecia. Imaginava que era um trem simples. Realmente a first class parece sensacional. A cara da riqueza!!!! rsrs Adorei o post.

    reply...

post a comment