Top

Cusco é parada praticamente obrigatória para quem vai ao Peru. A cidade foi capital do Império Inca e recebe quase 2 milhões de turistas por ano. A grande maioria a caminho de Machu Picchu. Mas importante saber que Cusco é uma cidade incrível e tem muitas coisas para fazer na cidade. Nesse post vamos dar as dicas de o que fazer em Cusco e um guia completo da cidade.

Como chegar em Cusco:

Saímos do Rio de Janeiro rumo a Cusco e fizemos duas paradas: São Paulo e Lima via LATAM.  Em algumas épocas do ano tem voo Rio-Lima direto, o que ajuda bastante os viajantes cariocas.

Recentemente a cia aérea Amaszonas começou a operar voo Rio-Cusco, com parada em Santa Cruz de La Sierra.

Os voos de ida (Rio – Cusco) são operados toda segunda, quarta e sexta, saindo do Rio as 6h20 e chegando em Cusco as 10h10.

Os voos de volta (Cusco – Rio) acontecem terça, quinta e domingo, saindo de Cusco as 17h30 e chegando ao Rio as 1h20.

Altitude:

Cusco está a 3.400 metros de altitude. O processo de aclimatação pode variar de uma pessoa para outra. Enquanto tem gente que sente mais a altitude, para outros é como se ela sequer existisse.

Quanto maior a altitude, menor a quantidade de oxigênio. Assim, o coração tenta compensar e bombardeia mais sangue. Resultado: respiração ofegante, falta de ar, coração acelerado, tontura, dor de cabeça, náusea e fadiga.

Mal da altitude: Como previnir o Soroche?

A melhor dica é: respeite seu corpo e seu tempo. Descanse no primeiro dia, faça as coisas com calma. Algumas dicas importantes:

– Calma: fazer as coisas correndo vai ser um tiro no pé. Evite grandes esforços no primeiro (ou nos primeiros) dias;

– Exercícios antes da viagem: estar em forma antes da viagem é uma boa dica. Faça exercícios aeróbicos.

– Chá de Coca: é uma ótima ajuda para o mal da altitude. Você encontra o chá em todo lugar e mascar a folha de coca pode ser uma boa também.

– Beba água: não fique muito tempo sem beber água, é bom estar sempre hidratado;

– Evite álcool: bebidas alcoólicas podem piorar os sintomas da altitude;

– Alimentação: coma leve, evite coisas que seu corpo demore a digerir.

Sorojchi Pills e Cilindro de oxigênio:

Você encontra as pílulas milagrosas em várias farmácias da cidade, o cilindro de oxigênio também é encontrado com muita facilidade.

Esses produtos prometem te ajudar a melhorar o mal de altitude. Eu nunca experimentei, mas quem já usou diz que adianta bastante.

Minha experiência:

Eu tomo um remédio antes de viajar para lugares altos. Eu sei que eu tenho problema com altitude e já passei muito mal em outras viagens. Por isso, antes de uma viagem que fiz em 2008, perguntei ao meu médico o que poderia fazer para previnir esse problema e ele me receitou um remédio que começo a tomar antes da viagem.

Se você sabe que tem problema com altitude (já passou mal em outra viagem), procure um médico que poderá te ajudar a evitar esse problema.

Quantos dias ficar em Cusco

Quanto mais tempo em Cusco mais passeios você vai poder fazer. Ficar um dia em Cusco descansando é muito importante como eu falei a cima. Recomendo então pelo menos 1 dias e meio na cidade. Meio para descansar e 1 para fazer passeios. Se for fazer outros passeios (como a Rainbow Mountain e Laguna Humantay) adicione mais 1 dia para cada um deles,

Boleto turistico del Cusco

O boleto permite que você conheça 16 pontos turísticos da cidade.  É um passe que te da direito a conhecer os principais pontos turísticos da cidade e região.

Os Boletos turísticos são comprados na porta dos pontos turísticos. A melhor opção é comprar na atração, pois ele começa a valer na data da compra.

São alguns tipos diferentes de boleto:

Boleto Integral:

O boleto turistico integral de Cusco é válido por 10 dias (a partir da compra) e com ele você pode visitar até 16 lugares turísticos:

Museu Histórico Regional – Museu de Arte Contemporaneo – Museu de Arte Popular – Museu de Sitio de Qorikancha – Centro Qosqo de Arte Nativo – Monumento al Inca Pachacutec – Sacsayhuaman – Q’enqo – PukaPukara – Tambomachay – Pisac – Ollantaytambo – Chinchero – Moray – Tipon – Piquillacta

Preço 2020: 130 soles

Boleto Parcial

O Boleto Parcial se divide em 3 circuitos:

Preço 2020: 70 soles

Circuito I:

Válido por 1 dia e permite a entrada em: Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e PukaPukara

Circuito II:

Válido por 2 dias e permite a entrada em:

Museu Histórico Regional – Museu de Arte Contemporaneo – Museu de Arte Popular – Museu de Sitio de Qorikancha – Centro Qosqo de Arte Nativo – Monumento al Inca Pachacutec – Tipon – Pikillacta

Circuito III:

Válido por 2 dias e permite a entrada em:

Pisac – Ollantaytambo – Chinchero – Moray

O que fazer em Cusco: principais pontos turísticos

Não faltam opções de o que fazer em Cusco. Quanto mais tempo você passar na cidade, mais vai conseguir conhecer então aproveita o máximo que conseguir. Cusco tem uma variedade enorme de passeios e além de ser um lugar lindo, é riquíssimo culturalmente.

Plaza de Armas

A Praça de Armas é o ponto principal da cidade de Cusco. Provavelmente você vai estar hospedado ali perto e vai encontrar muitos restaurantes e lojas ao redor da praça. Está sempre super movimentada e é “ponto de encontro” dos moradores também.

A praça foi o centro do Império Inca, mas na época, tinha o dobro do tamanho atual. Depois que os espanhóis chegaram na cidade, destruiram a maioria das construções Incas e ergueram duas grandes igrejas na praça, como podemos ver hoje em dia.

Catedral de Santo Domingo

A Catedral de Santo Domingo é uma das igrejas da Plaza de Armas em Cusco. É também conhecida como a Catedral de Cusco. Foi construída por volta de 1560 pelos espanhóis , em cima das ruínas do Palácio Inca de Viracocha.

A igreja está aberta das 10h até as 18h e a entrada custa 25 soles (ou entrada com o Boleto Turístico).

Qoricancha

O templo do Sol em Cusco servia como local para cerimonias e estudos de astronomia e matemática. O templo era coberto de ouro ate a chegada dos espanhóis.

A obra fica ao sul da Plaza de Armas, na Plazoleta Santo Domingo. O monumento está aberto de segunda a sábado das 8h30 às 17h30 e domingos das 14h às 17h. A entrada custa 10 soles.

Mercado de San Pedro

Um dos passeios mais gostosos da cidade é passear pelo Mercado típico da cidade. Com muitas frutas e legumes locais, artesanatos, tecidos, etc. Quem quiser uma aventura diferente, vale a pena visitar o mercado na hora do almoço.

Mercado de San Pedro funciona diariamente, de 6h30 às 18h30.

Bairro de San Blas

O Bairro de San Blas é um dos mais gostosos de passear. Colorido, com lojas de artesanatos, restaurantes etc. San Blas está ao lado da Plaza de Armas e passear por lá é uma delicia.

Quais passeios fazer em Cusco?

Machu Picchu

Em primeiro lugar, Machu Picchu é o programa mais clássico (e obrigatório!) para quem visita Cusco.

Minha recomendação é pegar um trem no final do dia até Aguas Calientes, passar a noite lá e depois subir para Machu Picchu no dia seguinte.

Rainbow Mountain

Passeio maravilhoso que merece muito uma visita. A Rainbow Mountain é um passeio incrível que inclui uma caminhada de mais ou menos 2 horas. O passeio dura o dia inteiro e as empresas costumam buscar os turistas por volta das 3, 4 horas da manhã.

Apesar de ser uma caminhada de “só 2 horas”, lembre que o fator altitude pode piorar bastante a performance.

Laguna Humantay

Outro passeio lindo que também dura o dia inteiro. A Laguna Humantay é um dos passeios mais famosos de quem visita Cusco. O caminho é longo e cansativo, mas a paisagem final vale a pena. É recomendado fechar o passeio com uma agência e os preços variam muito de acordo com qual você escolhe (entre USD20 e USD80) e normalmente incluem café da manhã e almoço. O horário de saída costuma ser por volta das 4 da manhã.

A caminhada é de 3,5km para subir e depois mais 3,5 para descer

Moray

Moray é um complexo arqueológico próximo a Cusco. Funcionava como um laboratório para os Incas, que simulavam micro climas para produzirem e plantarem diferentes especieis de plantas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada nível de terraça, o que permitia produzir diversos climas em um único lugar.


Confira aqui como é se hospedar no Hotel Sumaq em Machu Picchu


Salinas de Maras

Salinas de Maras é outro passeio incrível. A maioria das empresas incluem Salinas de Maras em um dia junto com Moray. As Salinas de Maras é um conjunto com mais de 3 mil salinas. São mais de 2 mil anos de existência. Um lugar lindo de conhecer!

Valle Sagrado dos Incas

Existem alguns passeios diferentes pelo Valle Sagrado dos Incas, incluindo visita a Saqsaywaman, Qenqo, Puka Pukara, Tambomachay, Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Tipón e Pikillaqta.

 

Onde comer em Cusco?

Limo

Resultado de imagem para limo cusco

Restaurante de culinária japonesa e peruana. O restaurante tem uma vista linda para a praça das Armas.

Preços a partir de S/. 25

Portal de Carnes, 236, 2º andar

Mais informações

 

Incanto

Resultado de imagem para incanto cusco

Foi o melhor restaurante que eu fui na viagem. Comida italiana, restaurante simples e super saboroso. Adoramos.

Preços por volta de S/. 30

Plaza de Armas, Sta Catalina Angosta 135

Mais informações

 

Cicciolina

Resultado de imagem para cicciolina cusco

Restaurante italiano com opções de tapas. Tapas a partir de S/. 40.

Calle Triunfo, 343, segundo andar

Mais informações

 

Chicha por Gaston Acurio

Resultado de imagem para chicha cusco

É um restaurante super famoso do renomado chef Gaston Acurio. O chef é super conhecido e o restaurante super elogiado. Eu não amei o restaurante, mas acho que vale a dica para quem está querendo a experiencia.

Preço por volta de S/.40

Placa Regocijo, 261, 2º andar

 

Mais informações 

E como foi a sua viagem em Cusco? Qual sua dúvida sobre essa viagem? Manda pra gente!

 

 

 

 

Vamos Viajar ?
Quando você faz sua reserva com os links aqui do blog, você não paga nada a mais e a gente ganha uma pequena comissão. Isso ajuda o blog a se manter. Obrigada 🙂 Se você curtiu o post, não esqueça de compartilhar com seus amigos! Ainda tem dúvidas? Deixa um comentário que vamos responder!
Hospedagem
Hospedagem: Se você é daqueles que gosta de ficar em hotel, use nosso Booking para fazer sua reserva! Em muitos casos a reserva pode ser cancelada sem qualquer custos (ver de acordo com o hotel/pousada). Já para quem prefere ficar hospedado em um apartamento/casa o airbnb é sempre uma ótima opção!
Seguro viagem
Seguro viagem: O seguro de viagem é super importante para evitar qualquer dor de cabeça desnecessária. Mas mais que isso, é OBRIGATÓRIO em viagens para a Europa. Usando o Seguros Promo você pode pagar em até 12 vezes no cartão ou receber 5% de desconto usando o código NANAMELEVA5
Aluguel de carro
Aluguel de carro: Reserve com a Rent Cars –, a cobrança é sempre feita em Reais e você não paga IOF, você ainda pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito ou ganhar 5% de desconto no boleto bancário!
Chip Internacional
Chip Internacional: O chip da EasySim4u oferece diversos tipos de pacote para quase todos os países. Assim consigo viajar tranquila e continuar usando meu telefone normalmente
Transferência de dinheiro
Transferência de dinheiro: Para facilitar a vida de quem quer fazer transferência internacional de dinheiro, minha sugestão é o Transferwise
Passeios
Passeios: Para quem quer programar passeios, o Get your Guide é ótimo para ver o que fazer nas cidades e estar com a certeza de um passeio legal!

Eu sou a Ana, advogada e apaixonada por viagens desde que me entendo por gente. Dizem que a paixão por viajar é genética e não tem porque duvidar disso. A família ensinou que o melhor da vida é poder explorar cada cantinho desse mundo. Veja mais no meu instagram @nossoblogdeviagem

post a comment