Wadi Musa: tudo o que você precisa saber para visitar Petra
Um dos lugares mais incríveis da Jordânia é Petra, uma das novas setes maravilhas do mundo. Chegar lá e se deparar com a imensidão do sitio arqueológico é de tirar o folego e facilmente entendemos a razão de ter sido escolhida como uma das 7 maravilhas do mundo! Então vamos lá para tudo o que você precisa saber para visitar Petra!
A cidade de Petra foi fundada por volta de 312 a.C, por uma tribo nômade árabe e se tornou ponto super importante para o Oriente Médio. Apelidada de “cidade rosa”, devido a Cor das Pedras, é um dos lugares mais incríveis que você pode conhecer! Lembre que é uma viagem com bastante caminhada e tem que ter disposição!
A Carol Dezzani conta tudo sobre essa experiência
Tudo o que você precisa saber para visitar Petra
Como chegar:
Deixamos Amã bem cedo e fomos em direção a cidade de Wadi Musa, onde fica o Parque Arqueológico de Petra. A viagem dura umas 3 horas, mas foi super tranquila. A estrada é 90% do caminho ótima, tinha umas partes em obra um pouco ruins, mas nada que já não estivéssemos acostumados no Brasil. Mais uma vez o app maps.me funcionou certinho!
Outra opção é ir de ônibus. O trecho custa aproximadamente 5JD em um micro-ônibus local. Ou também fazer com agencias de turismo.
Algumas pessoas vão conhecer Petra fazendo uma day trip a partir de Israel. Muitas agencias de turismo oferecem esse passeio. O visto não é um problema, já que é possível tirar o visto na fronteira.
Onde se hospedar:
Chegamos no nosso hotel, La Maison Hotel (a partir de 35 euros), que fica a 5 minutos a pé da entrada do parque. Deixamos nossas malas e fomos correndo para o parque porque não víamos a hora de ver, finalmente, o Tesouro.
Para quem busca boa localização e bastante conforto, os hoteis 5 estrelas Mövenpick Resort Petra (a partir de 85 euros) e o The Old Village Hotel & Resort (a partir de 85 euros), são ótimas opções. O primeiro, fica bem em frente à entrada do sítio arqueológico.
Outra boa opção é o Petra Sella Hotel ( a partir de 40 euros) e o quatro estrelas Petra Moon Hotel (a partir de 65 euros).
Petra:
Para entrar em Petra custa 50 JOD um dia e 55 JOD dois dias. Compramos o de dois dias, mais o ingresso do Petra by Night que custou 17 JOD. Dizem que se precisa de 3 dias (ingresso custa 60 JD)para conhecer o parque todo, realmente é bem grande, mas acho que só vale a pena passar 3 dias lá se você não quer abrir mão de conhecer o detalhe do detalhe. Passamos meio dia e depois um dia inteiro no parque e achamos suficiente!
Uma boa dica é você começar pelo ponto mais longe e ir voltando, pois assim você consegue controlar o seu tempo já que o parque fecha as 16.30 para a preparação do show do Petra by Night.
A caminhada da entrada do parque até o Al-Khazneh, Tesouro em árabe, dura em torno de 30 minutos (sem contar o tempo de tirar fotos). São uns dois km, dentro do chamado Siq, que é o caminho entre as pedras até chegarmos ao ponto alto de Petra. O trajeto é deslumbrante, as rochas são muito diferentes e coloridas e a adrenalina de você achar que a qualquer curva vai ver aquela imagem, que só víamos em filme, ao vivo, dá um toque ainda mais especial!
E sim, minha gente, o Tesouro é isso tudo de lindo que imaginamos!! Fiquei completamente emocionada quando o vi, não decepcionou em nada. É lindo, enorme, majestoso e ficamos de boca aberta! Não tem como tirar essa imagem de nossas memórias.
Na entrada do parque recebemos o mapa e nesse dias visitamos alguns outros pontos próximos dali, como já fazia muito frio voltamos para o hotel para descansar e jantar e esperar a hora do show de luzes.
No nosso segundo dia, fizemos a trilha do Indiana Jones. Contratamos o passeio com um beduíno local, por 20 JOD (apos a negociação, o primeiro preço que ele nos deu foi de 35 JOD!!). Mas cuidado, ouvimos muito sobre esquemas de beduínos locais que querem explorar os turistas, negociem muito e usem aquela velha tática de “ir com a cara da pessoa”. Com a gente deu certo, pelo menos! Fechamos com o beduíno porque contratar um guia do parque por 3 a 6 horas o preço varia entre 50 a 120 JODs e nós estávamos achando muito caro e a trilha do Indiana Jones é algo que você não deve deixar de fazer. As paisagens são muito diferentes, as rochas são deslumbrantes e ao final, ver o Tesouro de cima é magnifico!! A trilha não é muito difícil, acho que qualquer um com um pouco de disposição consegue fazer.
Dicas e passeios no deserto do atacama
Petra by Night:
O show de luzes acontece toda segunda, quarta e quinta-feira, se programe para ir porque é uma experiência inesquecível. Uma dica importante é que você tem que ter em mãos o ingresso do dia também, não só o ingresso do Petra by Night. Vimos pessoas sendo barradas porque só possuíam o ingresso do show. A lógica disso também não entendemos, mas é bom avisar.
O show começa as 20:30h, as 20h as pessoas já começam a caminhar até o Tesouro. O caminho iluminado pelas velas fica muito charmoso, mas percebemos que as velas eram um pouco irrelevantes, porque o que iluminava mesmo o caminho era a lua, que estava especialmente brilhante aquela noite. Olhar para cima, ver o Siq iluminado pela luz da lua, o céu cheio de estrelas e as velas mostrando o caminho é um coisa mágica de se ver.
Chegando no tesouro, muitas pessoas já escolhiam seus lugares em frente a ele. Nessa hora fica um ar de mistério, de aventura, não dá pra explicar! Os beduínos tocam musicas e contam historias e ao final quando o Tesouro se ilumina é inesquecível! Nenhuma foto ficou boa nesse dia, infelizmente, só indo mesmo para viver essa experiência.
Roteiro e dicas gerais de Munique
Partes chatas
os beduínos importunam muito os turistas (nós já estávamos achando insuportável mas nós nem sabíamos ainda como iriamos sofrer no Egito hahaha). Então a dica, infelizmente é essa, não seja simpático, não de muito papo porque eles são muito insistentes. E também tem outra coisa no parque que nos cortou o coração, os animais são muito explorados e maltratados na frente de todo mundo.
Os camelos, os cavalos e os burros estão em estado deplorável, muito maltratados, sujos, magros e vimos muitos apanhando. E isso, só acontece porque as pessoas ainda aceitam andar neles, portanto eu faço um apelo para você não compactuar com isso, não financie esse tipo de turismo! Vimos senhores andando de bengala pelo parque, não há a menor necessidade de se explorar os animais para conhecer Petra!
o que preciso saber antes de viajar?
Dicas Importantes:
Leve sempre água e um lanche com você, lá dentro não tem muitas opções e o que tem possui preços muito elevados. Também não se esqueça de óculos escuros e protetor solar, mesmo no frio!
Outra coisa importante é escolher a roupa para visitar a região, lembre que você vai caminhar bastante, então o principal é ter sapatos confortáveis. Além disso, roupas adequadas para a época do ano e também chapéu+óculos escuros.
O país é muçulmano, mas os turistas não tem trajes especiais, mas lembrar sempre de bom senso e evitar roupas curtas.
Onde comer em Wadi Musa:
No nosso primeiro dia o hotel nos ofereceu a opção de jantar por 10 JOD cada um e decidimos experimentar, mas confesso que não gostei muito da comida. A comida árabe é muito diferente pro meu paladar e as comidas internacionais também tinham tempero árabe, então não tive muito pra onde fugir!
Mas saindo do parque, na rua em frente, ouvimos falar muito bem do restaurante Red Cave, que tinha um preço justo e comida gostosa. O bar fica em uma caverna toda de pedra e é considerado o bar mais antigo do mundo. E realmente é assim, valeu muito a pena! Nessa mesma rua do Red Cave tem lojinhas de lembrancinhas, uma casa de cambio (dentro do parque também tem e era o mesmo preço) e outros restaurantes.
Todos os posts da Jordânia:
- Tudo sobre a Jordânia: dicas de como chegar, quando ir, visto, locomoção, sugestão de roteiro e mais!
- Dicas gerais de Amã: O que fazer, onde ficar, etc.
- Wadi Musa: tudo o que você precisa saber para visitar Petra
- Wadi Rum: Tudo o que você precisa saber sobre o deserto da Jordânia
- Mar Morto: tudo o que você precisa saber!
Filipa Santos Sousa
Post cinco estrelas!!
Livia Zanon
Que legal não conhecia e não sabia muita coisa sobre Petra, adorei o post e as dicas. Já posso programar uma trip pra lá! =)
Ana
Livia, tenho certeza que você vai adorar!! Espero que as dicas ajudem!! <3
Aninha Lima
Gente, mas o lugar é totalmente incrível! Não sabia muito sobre Petra, só de fotos…
Amei as dicas e o lugar!
Imagina o bar dentro de uma caverna, lógico que ia sobrar um tempo pra uma cervejinha! Rs
Ana
Pois é Aninha, poucas pessoas sabem sobre Petra!! E ainda menos vistam! Vale a pena conhecer e programar!!
bjs!
Carla Mota
Este é um dos lugares mais incríveis do mundo. Morro de saudade dos dias que aí passei. Quero tanto voltar. Adorei ver as suas fotos e lembrar dos tempos que aí passei.
Ana
Que bom te trazer boas lembranças!! E que lugar né? <3
Mariana
Meu sonho, quero muito conhecer! Não sabia que lá também tinha essa questão com os animais, fico muito chateada com esse tipo de coisa. Mas é bem isso que você disse, se os turistas não alimentassem esse comportamento seria muito melhor.
Ana
Se todo mundo soubesse os danos que esses passeios causam… com certeza seria diferente.. A gente vai fazendo nossa parte e tentando mostrar isso para mais gente!
Carol Duque
Que sonhooo! Petra é um espetáculo. Um dia ainda quero ver ao vivo. Adorei as informações deu pra ter uma boa noção do que é viajar pra lá.
Ana
Obrigada, Carol! Espero que o post te inspire a viajar para lá também!
beijao
Gisele Ramos
Que experiência sensacional! Deve ser uma emoção indescritível conhecer o tesouro, e confesso que o post me deixou cheia de vontade!
Ana
Oi Gisele!! Espero que tenha a oportunidade de conhecer!!
bjs!
Juliana Moreti
Esse lugar é um sonho!
Acho que eu escolheria o passeio para 3 dias… nao por gostar de todos os detalhes, mas por fazer uma viagem mais lentinha, principalmente com meu filho.
Adorei saber a opção by night!
Ana
Quanto mais tempo melhor né? para fazer tudo com calma e conhecer bem a região!
o petra by night é outra experiencia incrível e imperdível!!
Michela Borges Nunes
Estou aqui lendo e sonhando com este passeio noturno… ai, deve ser incrível! Eu tenho muita vontade de conhecer este lugar Agora, me assustei com a história do pessoal incomodar ainda mais no Egito, hehehe, pois temos plano de ir lá logo. Chatice, né? Adorei as dicas e o post.
Ana
Um lugar incrível! Se for ao egito, aumente um pouquinho a viagem e vá conhecer Petra (e a Jordânia!) vale a pena!!
Camila Neves
Sempre que vejo fotos de Petra fico de boca aberta com a imensidão da beleza do lugar! Sonho em conhecer. Adorei seu post, deu para ter uma boa noção sobre como é visitar lá 🙂
Ana
É um lugar grandioso mesmo!! Espero que o post te ajude a se inspirar ainda mais!!
Josiane Bravo
Awww fico triste só de pensar na exploração dos animais como mencionou, é uma pena ver os coitadinhos sendo maltratados 🙁 Enfim, ainda é um destino que adoraria conhecer.
Adoreii todas as fotos, lindas e inspiradoras
Ana
isso é horrível. estamos tentando fazer nosso trabalho para que isso acabe. 🙁
Djnane Fonseca - Nana
Olá Nana; meu apelido tb é Nana! Tudo bom? Bem, primeiramente obrigada por compartilhar as dicas e informações tão importantes sobre hospedagem, locomoção e alimentação. Adorei ler este e os outros post sobre a Jordânia. Minha dúvida é a seguinte: pretendo chegar em Wadi Musa fim da tarde e a noite ir para o Petra By Night e só ir conhecer o parque no outro dia. Será que assim serei barrada? Tenho que fazer o parque e o petra by night no mesmo dia? Desde já obrigada. Bjs
Ana
Oi Nana!!
Perguntei para a Carol, minha amiga que escreveu o post, e ela respondeu o seguinte:
Então, no dia que eu fui as pessoas que não tinham o ingresso do mesmo dia do petra by night estavam sendo barradas sim. Mas já li casos de gente que conseguiu ir sem ter que comprar o ingresso do mesmo dia. Acho melhor perguntar no hotel como está o esquema mas se essa for a única noite que eles vão passar lá que vai ter o petra by night eu compraria o ingresso do mesmo dia se isso fosse uma exigência. Seria um dinheiro perdido mas é melhor do que perder o evento!
espero ter ajudado!! Aproveita muito sua viagem, certeza que será inesquecivel!!